terça-feira, 8 de junho de 2010

Os ingressos, as cidades, os jogos e a sorte...

A exemplo do que aconteceu na Alemanha, não vamos ver todos os jogos do Brasil. Na verdade, demos uma tremenda sorte em conseguir o jogo mais disputado até agora da Copa - Brasil x Portugal...

Pra quem não sabe, compramos nossos ingressos logo na primeira fase de venda da FIFA pela internet, há mais de um ano atrás, quando sequer se sabia quais seriam as seleções classificadas. Claro que tentamos jogos de cabeças de chave, e conseguimos, além do citado do Brasil, outro grande jogo: Holanda x Dinamarca! Imaginem a nossa tensão quando foi feito o sorteio das chaves!

Há várias fases de vendas de ingressos aos interessados (ou seja, ingressos que não são direcionados aos pacotes de agências de viagem e confederações), sendo a maioria delas pela internet. Os ingressos para as agências são feitos apenas quando já se sabe, obviamente, quais seleções estarão classificadas e quais seus jogos, com locais e datas. Para agências, normalmente se vendem ingressos para acompanhar um time apenas, ou seja, se verá os 3 jogos de determinada seleção na primeira fase, podendo ainda ter garantidos os ingressos até a final caso aquela equipe evolua até lá - isto, obviamente, dependendo do pacote que será adquirido (há pacotes apenas para a primeira fase, outros indo até as quartas-de-final e alguns até a grande final, com preços proporcionais). Apenas algumas sobras ao fim das diversas etapas é que são vendidas localmente para os torcedores via guichê convencional. Estes são normalmente os piores ingressos, mas tem claro grande procura pelos locais.

A metodologia de venda de ingressos pela internet por parte da FIFA é interessante: por computador (checado pelo IP de cada máquina), se pode comprar até 4 ingressos para cada jogo, tendo que mencionar os nomes das pessoas às quais os ingressos pertencerão e seus números de passaporte. Essas pessoas não podem aplicar novamente nesta fase de compra para mais jogos, nem de outro computador - pois são conferidos pelos números do passaporte.

Nesta primeira fase, se pode solicitar ingressos para até 6 jogos, sendo que não há garantia de conseguir nenhum deles - ou seja, se pode conseguir 6, 5, 4, etc., ou mesmo nenhum ingresso.

O critério é pela ordem de solicitação, sendo óbvio que os jogos mais concorridos são aqueles que acabam primeiro (como por exemplo os de cabeças-de-chave e os do grupo A, que eram sabidamente do time da casa). Imaginem ainda como ficou o acesso ao site da FIFA nestes primeiros minutos e horas de venda!!

Por este critério de procura, seria bem provável que alguém que pedisse ingressos apenas para jogos de cabeça-de-chave acabasse conseguindo poucos entre os 6 solicitados.

Outro ponto chave na hora de solicitar os ingressos é pensar na logística dos deslocamentos em função das datas e locais dos jogos. Imaginem aplicar para jogos com intervalos de um ou dois dias entre cidades muito distantes. Levamos isso em conta na hora de traçarmos nossos planos.

Usando esta experiência adquirida no último Mundial, aplicamos para jogos variados com um critério levando em conta estes fatos, e conseguimos, a exemplo do que aconteceu em 2006, os 6 jogos!

Numa segunda fase de compra, também pela internet e com metodologia semelhante, conseguimos mais ingressos para um jogo de oitavas-de-final, que será realizado na mesma cidade de nosso sexto jogo, facilitando a logística e evitando que precisássemos nos deslocar novamente. Além disso, não interferiu muito nos planos de retorno ao Brasil ao final da primeira fase do Mundial (fase de grupos, como é chamada), já que este jogo é apenas 3 dias depois do último que iríamos assistir.

Assim, conseguimos ingressos para 7 jogos, incluindo um de oitavas-de-final. Os preços médios foram de 60 US$, o que convenhamos não é caro para um jogo de Copa do Mundo. O das oitavas foi mais caro, creio que próximo a 80 US$.


Os ingressos comprados pela internet deverão ser retirados pessoalmente lá na África do Sul, num dos diversos centros montados pela FIFA para este fim nas diversas cidades-sede, através da apresentação do passaporte e da confirmação da compra recebida da própria FIFA após o pagamento via cartão de crédito. nós planejamos retirar no dia 12 em Johannesburgo, nossa primeira cidade.

Aliás, o roteiro completo da nossa viagem (que pretendemos incluirá outras aventuras além do futebol) colocarei em outro post mais adiante.


Eis os jogos com suas datas e locais:


13 Junho - Pretória - Sérvia x Gana 16:00 hs


14 Junho - Johannesburg Soccer City - Holanda x Dinamarca 13:30 hs Soccer City Stadium

15 Junho - Rustenburgo - Eslováquia x Nova Zelândia 13:30 hs

17 Junho - Bluefountain - Grécia x Nigéria 16:00 hs

21 Junho - Port Elizabeth - Suiça x Chile 16:00 hs

25 Junho - Durban - Portugal x Brasil 16:00 hs
Durban

28 Junho - Durban - Oitavas-de-Final : Primeiro E x Segundo F 16:00 hs

Acho que com certeza alguns devem perguntar: é sorte conseguir um ingresso para um jogo como Nova Zelândia x Eslováquia ou Chile x Suiça?

Bem, esta resposta só entende quem já foi a uma Copa, quem adora futebol e quem acha que o que realmente vale é a festa, sentir o clima, estar lá enfim...

Este é, sem dúvida, o nosso caso... e a resposta obviamente é um SIM enorme, pois qualquer jogo de Copa do Mundo vale a pena, por tudo isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário