sábado, 19 de junho de 2010

Dia 4 - Soweto e Soccer City

Mais um dia de jogo, desta vez um dos que temos mais expectativa – Holanda e Dinamarca, no recém construído Soccer City em Soweto.

Mais um belíssimo dia de sol sem nuvens algumas no céu, mas esfriando em relação aos anteriores. Está previsto cair bem a temperatura nos próximos dias por aqui, acho que o frio prometido está a caminho... Para alegria do Marco e desespero meu e do Dani...

Enquanto isso, nos preparamos com agasalhos ainda leves e partimos para Soweto, nos guiando pelo nosso GPS salvador, já chamado por nós de “Maria João”, pelo sotaque lusitano de suas mensagens em Português...

Muito engarrafamento para chegar no estádio, chegamos a ficar preocupados com o horário, mas como sempre viemos bem cedo e conseguimos, após mais ou menos uma hora de trânsito, chegar próximo ao estádio. Muito boa vontade por parte da Polícia, dos colaboradores e voluntários, mas mesmo assim muita confusão com poucas indicações onde estacionar nos arredores do estádio.
Acabamos numa fila de carros onde seria preciso ter pago para estacionar num certo local vip - coisa que nínguém nos alertou a não ser quando chegamos perto do portão de entrada do estacionamento (depois de uma hora na fila quase!). Fomos chegando então perto da entrada e logo chegou um rapaz com colete da organização pedindo pelo ticket que deveríamos ter. A opção seria sair daquela fila e enfrentar outra sabe-se lá onde e por quanto tempo. Acho que influenciado pelo clima de futebol e de toda a improvisação decorrente dele, comuns no Brasil, eu de cara percebi que nosso colega organizador estava mais era a fim de um extra, e, apesar de não ser uma coisa que apóie e deva enfatizar ou recomendar, peguei uma nota de 50 Rands e sutilmente a passei para nosso amigo, que rapidamente a embolsou e nos colocou uma pequena etiqueta no pára-brisas autorizando a entrada naquele pseudo estacionamento privativo. Estacionamento este, aliás, que era um tremendo terreno baldio, com terra vermelha por todos os lados (que o vento só fazia levantar e nos cobrir totalmente) e sem nenhum controle de onde parar. Mas era perto do estádio, fui esperto em achar um canto (desta vez sem bater em nenhum meio-fio enganoso, já que eles inexistiam por ali...) bacana, até bem perto da porta de saída, e assim ficamos estacionados num lugar relativamente fácil de sair depois (esperávamos...).
Eu e Marco no areão do estacionamento dito VIP...
Esta hora ainda estava sol, que minimizava os efeitos do vento bem forte e frio.
Nós na frente do estádio.

Dentro do estádio, a festa tradicional das torcidas, aliás duas das mais animadas de toda a Copa, além da muitas vuvuzelas que já estão nos ensurdecendo.
Torcida de mergulhadores holandeses.

Dinamarqueses alegres (como bebem!!).

O estádio propriamente dito é lindo, com sua decoração cor de terra – eu acho que ele é assim desta cor porque toda a volta do estádio é um tremendo areão sem grama, cuja terra vermelha, igual ao do estacionamento, cobre tudo e todos. Sem esta cor que tem, o Soccer City estaria sempre parecendo sujo e mal cuidado, eu acho... E assim ele parece bonito – e é bonito...
Por dentro lembra bem o sistema da Allianz Arena de Munich, com uma capa externa – que lá na Alemanha é de plástico translúcido possibilitando que ele seja colorido pela iluminação que for usada – que neste caso é de material que aparenta ser plástico opaco, composto de placas com várias cores lembrando terra, formando um belo mosaico de matizes avermelhados, ocres e marrons.

Vista do mosaico do estádio.

Visão por dentro da estrutura externa do estádio.

Por dentro, todos os assentos são em laranja – seria um apoio velado à Holanda antes deste jogo?
Nós na entrada para o estádio... Vejam os assentos laranjas!
Seu lay-out interno me lembrou bastante o do estádio Azteca no México, por ser alto e bem garnde, mas com uma excelente visão do jogo (nós ficamos bem em cima numa das laterais e assistimos ao jogo de forma espetacular).

Visão de nosso lugar (de novo no sol!!)... haja protetor solar!

Seus quase 90 M ingressos estavam teoricamente esgotados, mas o público informado foi de 83 M ao final do jogo.

Auto-fotos by AA...

Local onde ficamos... Incrível: Marco de casaco e Dani de mangas curtas!
A partida foi equilibrada, com a Holanda fazendo valer sua maior experiência e categoria e vencendo por 2x0. No primeiro gol uma falha da zaga da Dinamarca (time que achei bem mais fraco do que esperava) e um gol-contra bem esquisito, com a bola batendo em 2 jogadores e acabando no próprio gol. No segundo, já perto do fim, um belo ataque pela esquerda, uma enfiada para o jogador Elia (que entrou e melhorou muito o time da Holanda) que tocou na trave e, na volta, o jogador Kuyt, que estava apagadão no jogo, completou para a rede com um bom oportunismo. Festa laranja no estádio e na saída. Vai faltar cerveja hoje em Pretoria e Johannesburg!!

Garoto sul-africano brincando com a bandeira do seu país. Muito legal o orgulho dos locais pelo sucesso do evento até agora - todos muito alegres e prestativos.

Nós na saída indo pro carro pós-jogo. Mais frio mas ainda sol...

Muita confusão na saída do estacionamento, tinha pelo menos uns 4 guardas tentando ajeitar o trânsito, mas ficamos rindo apesar da demora pelo fato deles ficarem mais tempo discutindo entre eles que organizando alguma coisa... mas com jeitinho saímos e decidimos dar uma passada no Ellis Park (o outro estádio da cidade) para ver se conseguíamos ingressos para Brasil x Coréia amanhã. Estacionamos e fomos até a porta, justo quando a seleção da Coréia estava saindo do treino de reconhecimento do estádio. Não conseguimos nada, a não ser uma possibilidade de conseguir comprar no dia seguinte pela manhã perto de Sandton, o que seria bem complicado pois temos um jogo às 13:30 em Rustenburg, distante aproximadamante 2 horas de onde estamos hospedados - e mais ainda de Johannesburg, pois fica ao noroeste de Pretoria, no sentido contrário. Seria ainda bem complicado sair de um jogo para o outro, e mesmo sendo um jogo do Brasil, decidimos não tentar isso e ficarmos com a partida para a qual já temos os ingressos.

Estava muito frio já àquela hora, por volta de 19 hs. Imagine amanhã quando está previsto fazer mais frio ainda, e o jogo será ainda mais tarde (20:30 horário local).

Desta forma, retornamos cansados às vizinhanças de nosso hotel para jantar e descansar.
Como disse, hoje o frio já foi bem intenso à noite, e amanhã se espera mais ainda. O cansaço dos primeiros dias também bateu legal hoje, mas amanhã tem mais e estaremos com certeza reanimados pela noite de sono que nos espera, mesmo sendo uma noite gelada!

Um comentário:

  1. André!!!
    Vc só me decepciona... fotos e fotos com essa camisa "xexelenta" e agora subornando o africano? Juízo...
    Beijo

    ResponderExcluir