segunda-feira, 28 de junho de 2010

Coluna do Dani (3) - 17 de Junho de 2010

Ficamos um tempo fora do ar, pois a internet em Joburg era temperamental, e quando nos dava o ar da graça era por pouco tempo.

O nosso debut da Copa: Gana 1x0 Servia foi bem legal. Chegamos cedo em Pretoria, fizemos reconhecimento de terreno, estacionamos o carro com o Edwin, um maratonista, ao modesto custo de 40 rands (R$ 15,00). O estádio é bem legal e parece que fora a Copa, nos arredores é uma highschool para meninas.
A estrada Benoni, subúrbio de Joburg, é muito boa. Chega a ter 5 pistas e os 55 km passam rápido. Público 38.000

Jogo 02: Holanda 2 x 0 Dinamarca. No estádio Soccercity que será palco da final é uma mistura de Alianz Arena com Asteca(segundo André) O transito para chegarmos foi complicado. Lento e não tínhamos parking permission. Aí, com a nossa experiência internacional, incluo os poucos dias de África do Sul, percebemos no olhar do segurança um certo jeito pendinte se é que me entendem e , num gesto amável e de compaixão resolvemos fazer uma doação ao orçamento familiar daquele chefe de família e, para nossa surpresa os portões foram abertos com apenas uma simples colocação de um adesivo no vidro do carro.
83.000 pessoas viram os dinamarqueses jogarem muito mal e a Holanda ganhou fácil. Waka WaKa (ainda não descobri o que esse termo significa, vou se a Shakira me diz)
Rustenburg - Royal Bafokeng Stadium.
Jogo 03 Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia ,em Rusteburg, que fica uns 150km de nosso hotel. Fomos via Pretória, uns 3 pedágios e foi o momento pitoresco do evento. O carro fico estacionado num imenso terreiral onde ônibus e vans levavam os torcedores ao Royal Bafokeng Stadium. Bem, a volta onde aprox. 23.000 chegaram de uma só vez foi verdadeiro corre corre e empurra empurra. A Dona FIFA tem que dar uma checada nisso, pois foi um desastre.
O jogo foi o que esperamos e o gol no fim foi merecido e os neozelandeses saíram felizes com esse valioso pontinho. O estádio é bom e fazia um frio danado.
A volta foi longa e lenta. Chegamos ao hotel com temperatura de 2 graus. Acordamos com o carro coberto de gelo. Foi uma noite gelada brbrbrbrbrbrrrrrrrrrr
Nós e a torcida grega.

Jogo 04: Em 4 horas com uma parada de 25 minutos para um pit stop percorremos os 450km de Joburg até Bloemfontein para assistir Grécia 2 x 1 Nigéria .
Estou vento TV enquanto escrevo essas linhas e Gooooooooooooool do México. Estou solidário com os irlandeses que foram impedidos de participar da Copa com a mão de Thierry Henry, por isso neste grupo sou Uruguai e México.
Voltando ao nosso joguinho, bem a cidade foi tomada por gregos que não foram afetados pela crise em seu país. Hellas Hellas.
Fomos testemunhas de uma noite histórica para o futebol dos Hellas. Nunca venceram em Copas e nunca fizeram um golzinho sequer. Então quando Oscar Ruiz apitou o fim do jogo a festa tomou conta da cidade das rosas.

Amanhã mais 650km até Port Elizabeth. Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário