domingo, 20 de junho de 2010

Dia 7 – Um ótimo jogo e torcidas bem animadas

Fez bastante frio esta noite, mas felizmente a calefação e o cobertor elétrico deram vazão e dormimos o sono dos anjos... Mas vamos ter que ir bem agasalhados hoje ao jogo, pois embora comece cedo e com sol - o que tem sido ótimo para suportar o frio intenso -, quando o ele se põe a temperatura cai de forma rapidíssima e precisamos estar preparados.
Como pensamos, fomos cedo para o shopping, por volta de 11 hs, e já deixamos o carro por ali estacionado.
Fizemos algumas comprinhas básicas, já que as lojas desta vez estavam abertas, demos umas voltas pelo shopping, e até fomos entrevistados para uma rádio local, que queria saber a opinião sobre o jogo, de onde éramos, etc. Estamos bombando na mídia hein!!

Repórteres que nos entrevistaram para uma rádio local.

Finalmente já vimos algum movimento de torcedores desde cedo, que foi crescendo na medida que chegava a hora do jogo. Muitos gregos (maioria) e alguns nigerianos de verdade (de verdade porque a torcida local se vestiu de verde também..) passeando pelo shopping e pelos arredores.


Marco e Dani com torcedores de ambos os times no Waterfront, horas antes do jogo.


Barulhentos e animados gregos passeando pelo shopping já pela hora do almoço.

Almoçamos por ali mesmo, assistimos ao jogo da Argentina – que mais uma vez impôs sua qualidade e acabou com a zebra potencial da Coréia do Sul, ainda com direito a 3 gols do artilheiro Higuaín.

O estádio Free State é bem bonito, e fica literalmente a 2 minutos a pé do shopping, do outro lado da rua. O espaço para as barracas da FIFA do lado externo é bem pequeno, mas dentro o mesmo tem um excelente projeto, com visão excelente e acomodações confortáveis. Estávamos sentados bem em cima, mas como estava vazio, arrumei lugares na primeira fila para vermos o jogo quase de dentro do campo. Aproveitamos ainda a posição maravilhosa para expor nossas bandeiras - do Brasil e do Flamengo - para todo o mundo. O Marco viu o VT de noite e disse que deu pra ver bem...


Acesso ao estádio tendo o parque em frente.


Vista do estádio do estacionamento aberto do shopping Waterfront.

Já dentro da área delimitada pela FIFA dentro do estádio. O prédio ao fundo à esquerda é o estacionamento coberto do shopping, que serve também ao Free State Stadium.


Visão do campo na entrada do estádio.

Nosso local original, mais em cima - e novamente de frente para o sol...


Nossos novos assentos na primeira fila e as bandeiras já colocadas...

Times alinhados para os hinos nacionais. Nossa visão estava excelente.


Marco comemora o gol da Nigéria com seu novo amigo local.

Torcida nigeriana de verdade!
Gregos em excelente número no estádio, cantaram bastante e fizeram muita festa com essa primeira vitória em Copas do Mundo.

O jogo foi ótimo, com a Nigéria dominando o jogo no primeiro tempo, e dando a impressão que não daria a menor chance aos gregos, cuja torcida era bem grande, talvez até maior que a dos nigerianos – que por sua vez contavam com a solidariedade dos locais, como sempre entre os africanos do torneio. Mas depois de fazer 1x0 e ter mais algumas chances, a Nigéria teve um jogador expulso corretamente por uma atitude infantil ao agredir com um bico o jogador grego num lance de lateral, já coma bola fora de jogo. Animada com um homem a mais, a Grécia partiu para dentro e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo.
No segundo, a vantagem do jogador a mais se impôs, embora ambas as equipes tenham tido chances claras de marcar. A Grécia acabou marcando o segundo gol num chute forte que o goleiro não conseguiu segurar e rebateu para a frente da área, dando chance ao bom jogador Torosidis de desempatar e acabar dando a vitória aos gregos. Os gritos de Hellas, Hellas!! Ecoaram pela noite a dentro no estádio após o jogo, e os nigerianos, emboara ainda só dependam de si mesmos para seguir adiante, me pareceram desanimados e sem forças para se recuperar na competição.
Final de jogo já de noite, vejam o frio do Dani e a felicidade do Marco com o clima quase ártico...
Eu também me protegi, já que o resfriado ainda dava alguns sinais de vida.

Depois do jogo, resolvemos comer uma pizza próxima ao nosso hotel-paraíso, para descansarmos e nos prepararmos para a longa viagem (desta vez quase 700 KM) até a cidade de Port Elizabeth, já no litoral do Oceano Índico, que faremos amanhã durante boa parte do dia. O plano é sair por volta de 9hs, e tentar chegar lá por volta de 18hs, com alguma parada para reabastecimento e alimentação lá pelas 13 hs. Ainda assistimos nos quartos à vitória do México sobre a França (que decepção!), que praticamente eliminou de vez a anfitriã e os atuais vice-campeões. Será maldição de irlandeses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário