quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 10 – Elefante, Búfalo e Leão – encontramos 3 dos “Big Five” hoje!

Dia de safári!

Saímos cedo na van do nosso guia Jeff – um ex-professor de matemática que resolveu ser guia turístico aqui na região -, que nos pegou no hotel. No passeio, nós 3 e mais 2 chilenos e 3 ingleses.
Depois de hora e meia de viagem, chegamos no parque, onde demos aquela parada básica para, segundo nosso guia, “squeeze all things that must be squeezed”, além de dar uma olhada na loja de lembranças, claro...
Mapa do Parque com as indicacoes de locais onde cada tipo de animal foi avistado.

Jeff nos avisou que haviam sido vistos leões na parte sul do parque, e então fomos diretos para lá, pois é bem incomum se conseguir ver leões durante o dia. Chegamos a tempo, e vimos pelo menos 3 deles bem relaxados numa colina a uns 150 m da estrada. Claro que diversas fotos foram tiradas, e a máquina chinesa de Daniel, com seu hiper-mega-super zoom fez o maior sucesso e tirou, sem dúvida, as melhores fotos dos felinos.
Uma das imagens dos leoes que descansavam tranquilamente.

Depois deste grande sucesso, saímos atrás dos demais Big Five (faltando achar búfalos, elefantes, rinocerontes e leopardos), rodando pelos caminhos do parque, que se chama Addo Elephant National Park, e que é mantido pelo governo e sem dúvida é um dos mais famosos da região de Eastern Cape (estado em que fica Port Elizabeth), e até de todo o país.

Depois de rodarmos, encontramos um búfalo enorme, que vei bem perto de onde estávamos e que se mostrou u modelo bem competente, posando para fotos variadas. Marco logo o apelidou de Búfalo Gil, em homenagem ao ponta-direita do Fluminense dos anos 70, quando formou com Rivelino um ataque avassalador na máquina tricolor campeã carioca por 3 vezes consecutivas.
Bufalo Gil tranquilo a beira da estrada, pastando e andando para todos nos...

Depois, muitos elefantes na pista, chegando a causar engarrafamento na estrada... Vimos vários deles bem de perto, inclusive filhotes.
Familia de elefantes passeando ao lado de nossa van.
Engarrafamento causado pelos elefantes no meio do caminho.
Esse passou bem pertinho de nossa van...
Ainda vimos a impalas, javalis, zebras (estas mais no fim, já no caminho de volta para PE), diversos tipos de aves interessantes, além de vários outros animais cujos nomes em Português ficaremos devendo. Os rinocerontes e os leopardos estavam de folga e não apareceram.
Zebras preocupadas mas os leoes estavam dormindo e nao queriam nada com elas...
Javalis e impalas no Addo National Park.

Antes de voltar, nova parada na loja do Parque para compras variadas.

Na volta, o almoço incluso no passeio foi feito num lugar bem diferente, no caminho já de PE. Fomos até uma pousada no meio do nada, que basicamente tem 2 tendas onde mochileiros podem pernoitar e, camas tipo de campanha. Há lanchas (o parque e esta pousada ficam perto do mar) para navegar pelo rio e eventualmente chegar até o mar, que segundo o administrador do local fica bem perto. Tudo muito rústico mas bem agradável e diferente. Estávamos todos morrendo de fome, e o menu composto de salada, legumes, carnes e lingüiças, salada de batata e arroz, além de pães bem gostosos, foi devidamente apreciado por todos (menos o Marco que ficou no pão e salada) e seguimos depois para PE bem tranqüilos, chegando no hotel de volta já escurecendo, por volta de 17:30hs.
Dani na entrada de nosso restaurante escondido no meio da floresta...
Nosso rustico restaurante no meio do nada. Detalhe e o Marco assistindo ao jogo no bar (afinal ele comeu so uma saladinha rapida...).
Sala de estar do Lodge onde almocamos. Reparem no rio que passa ao lado...
A se comentar nesta aventura que na saída do parque alguém da van – não vou mencionar o nome por delicadeza – teve que dar um pit-stop no banheiro por razões urgentes, o que obrigou nosso guia e motorista a parar no portão de saída do parque. Nada demais se ao retornarmos todos á van, a mesma não pegasse! Fomos obrigados a saltar todos e empurrar a mesma até que pegasse – o que felizmente ocorreu rapidinho. No final, entre mortos e feridos salvamo-nos todos, e o passeio foi uma experiência muito legal depois de dias vivendo só futebol.
De volta a PE, fomos assistir ao jogo do Brasil contra a Costa do Marfim no telão do Fan Fest, que incrivelmete estava bem cheio – mais que na véspera a tarde para o jogo da Holanda. E olha que estava bem frio por volta de 12 graus, mas a galera compareceu e teve torcida bem dividida entre o Brasil e os africanos. No final, fácil vitória brasileira, com direito a golaço (irregular) de Luis Fabiano, expulsão boba de Kaká, e uma contusão que pareceu na hora bem grave do Elano, que aliás vem fazendo uma boa Copa. Agora é só esperar o resultado de Portugal amanhã contra os coreanos pra ver se o jogo que veremos em Durban terá gosto de decisão ou será só um amistoso. Se bem que acho que de qualquer modo será importante tendo em vista a colocação da Espanha (que joga também amanhã) para ver que cruza com ela logo nas oitavas – não acho legal pegá-la agora mesmo com o mau futebol apresentado na estréia – enho certeza que vai melhorar contra Honduras e até poderá acabar em primeiro dependendo de Chile e Suiça, que aliás estaremos assistindo amanhã de tarde.

Depois do jogo, passada pelo Boardwalk mas tudo fechado, acabamos comendo hambúrgueres salvadores no único fast-food aberto da área. O que estava aberto estava cheio de chilenos, que realemnte invadiram a cidade para verem sua seleção. Os suíços são minoria, mas são também bem animados. Aliás, o que é um país de primeiro mundo – ontem no Fan Fest havia um posto móvel do Consulado Suiço, com vários serviços sendo prestados para os cidadãos que vieram aqui ver o jogo. Coisa fina, hein!

Amanhã tem jogo no belíssimo – por fora já o vimos hoje – Nelson Mandela Bay Stadium!

1. André, ufa!
    vocês sobreviveram...
    Segundo estatísticas (ai as estatísticas...) morre-se mais no mundo por elefante que por acidente de avião, rsrsrs.