terça-feira, 25 de maio de 2010

As línguas e etnias da África do Sul

Zulu é o grupo étnico majoritário na África do Sul, sendo composto de aproximadamente 11 milhões de pessoas, concentrados em sua maioria na província de KwaZulu-Natal. Há ainda grupos pequenos de Zulus vivendo no Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique.

Sua língua, também chamada Zulu, é de origem Bantu (como o Swahili); mais especificamente, faz parte de um subgrupo linguístico denominado Nguni, da família Niger-Kordofaniana.

O reino dos Zulus representou um importante papel na história da África do Sul durante os séculos 19 e 20. Durante o período do Apartheid (de segregação racial imposta pelos brancos - e de que falaremos em detalhes em algum Post mais adiante), os Zulus foram muito perseguidos e considerados como cidadãos de terceira classe, juntamente com as demais etnias negras. Felizmente hoje desfrutam de direitos idênticos a todos os demais sul-africanos.

Como é sabido, os especialistas em Linguística identificam aproximadamente 7.000 línguas e mais algumas dezenas de milhares de dialetos. Mas, para fins de análise prática, podemos separar 800 línguas como as principais, que se dividiriam conforme os grandes grupos abaixo:

Estes sub-grupos Niger-Congo e Bantu formam uma grande família linguística chamada Niger-Kordofaniana, cujas línguas mais faladas, em número de pessoas, seriam as seguintes:

Swahili - 30 Milhões (Tanzânia, Quenia, Uganda, Rep. Dem. do Congo, Rwanda e Burundi)

Yoruba e Igbo - 20 Milhões cada (Nigéria e Benin)

Kinyarwanda-Kirundi - 15 Milhões (Ruanda e Burundi)

Fula - 13 Milhões (Senegal, Gâmbia, Guiné, leste da Nigéria e Camarões)

Bambara - 12 Milhões (Mali e Costa do Marfim)

Zulu - 11 Milhões (África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique)

Shona - 10 Milhões (Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique)

Na África do Sul se falam centenas de outras línguas e dialetos nativos além do Zulu, e ainda o Inglês e o Afrikaans - língua de origem Holandesa, decorrente da colonização européia da Península do Cabo. O Inglês, embora usado comercialmente e em documentos legais, é apenas a 5a língua dentre as oficiais em número de praticantes. O Afrikaans é seguramente a mais falada entre todas, sendo compreendida por aproximadamente 95% da população total do país.

As línguas oficiais da República da África do Sul são 11:

Inglês, Afrikaans, Zulu, Xhosa, Venda, Tswana, Tsonga, Swazi, Shoto do Norte, Shoto do Sul e Ndebele do Sul.


Um comentário:

  1. Gostei desse texto(vamos dizer),eu o usei p/ a resposta de um texto de historia.

    ResponderExcluir