terça-feira, 25 de maio de 2010

As línguas e etnias da África do Sul

Zulu é o grupo étnico majoritário na África do Sul, sendo composto de aproximadamente 11 milhões de pessoas, concentrados em sua maioria na província de KwaZulu-Natal. Há ainda grupos pequenos de Zulus vivendo no Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique.

Sua língua, também chamada Zulu, é de origem Bantu (como o Swahili); mais especificamente, faz parte de um subgrupo linguístico denominado Nguni, da família Niger-Kordofaniana.

O reino dos Zulus representou um importante papel na história da África do Sul durante os séculos 19 e 20. Durante o período do Apartheid (de segregação racial imposta pelos brancos - e de que falaremos em detalhes em algum Post mais adiante), os Zulus foram muito perseguidos e considerados como cidadãos de terceira classe, juntamente com as demais etnias negras. Felizmente hoje desfrutam de direitos idênticos a todos os demais sul-africanos.

Como é sabido, os especialistas em Linguística identificam aproximadamente 7.000 línguas e mais algumas dezenas de milhares de dialetos. Mas, para fins de análise prática, podemos separar 800 línguas como as principais, que se dividiriam conforme os grandes grupos abaixo:

Estes sub-grupos Niger-Congo e Bantu formam uma grande família linguística chamada Niger-Kordofaniana, cujas línguas mais faladas, em número de pessoas, seriam as seguintes:

Swahili - 30 Milhões (Tanzânia, Quenia, Uganda, Rep. Dem. do Congo, Rwanda e Burundi)

Yoruba e Igbo - 20 Milhões cada (Nigéria e Benin)

Kinyarwanda-Kirundi - 15 Milhões (Ruanda e Burundi)

Fula - 13 Milhões (Senegal, Gâmbia, Guiné, leste da Nigéria e Camarões)

Bambara - 12 Milhões (Mali e Costa do Marfim)

Zulu - 11 Milhões (África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique)

Shona - 10 Milhões (Zimbabwe, Zâmbia e Moçambique)

Na África do Sul se falam centenas de outras línguas e dialetos nativos além do Zulu, e ainda o Inglês e o Afrikaans - língua de origem Holandesa, decorrente da colonização européia da Península do Cabo. O Inglês, embora usado comercialmente e em documentos legais, é apenas a 5a língua dentre as oficiais em número de praticantes. O Afrikaans é seguramente a mais falada entre todas, sendo compreendida por aproximadamente 95% da população total do país.

As línguas oficiais da República da África do Sul são 11:

Inglês, Afrikaans, Zulu, Xhosa, Venda, Tswana, Tsonga, Swazi, Shoto do Norte, Shoto do Sul e Ndebele do Sul.


Zulu...

É bem possível que você esteja perguntando como eu descobri as palavras em zulu que coloquei aqui.
Bem, existem vários dicionários de Zulu disponíveis para consulta na internet, notadamente com traduções do Inglês ou Francês. Estou buscando algum que tenha a tradução direta de Zulu para Português, mas não achei ainda. Se você souber de algum, me envie que anexo aos links que, a partir de hoje, farão parte deste blog.
Espero assim ajudar a todos os que forem se aventurar por aquelas bandas.

Ah, esqueci...

Esqueci de informar o significado daquela sopa de letrinhas do post anterior...
Ngiyakwemukela significa "Seja benvindo" na língua Zulu, o principal idioma falado pela população negra da África do Sul...
Sempre vou procurar escrever algumas coisas na língua local de modo a ambientar este blog no contexto local....
Ngyiabonga a todos!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ngiyakwemukela!!!!

Parece que estes 4 anos não passaram, me vejo ainda na Alemanha vivendo algumas das mais felizes semanas da minha vida....

Agora, novo destino, quase o mesmo grupo, um continente ainda pouco conhecido e esperanças renovadas...

Quase o mesmo grupo porque Felipe não vai, por causa de seu novo trabalho na Mellon Brasil... Sua ausência será fortemente sentida por todos nós, principalmente nas longas viagens de carro, quando seu dinamismo, entusiasmo e energia nos contagiavam, tornando estes caminhos bem menos cansativos e maçantes... vocês podem ter uma leve visão disto na foto abaixo...




Enfim, aí vamos nós de novo - eu, Marco Moura e Daniel Rosenblatt... dependendo obviamente da qualidade e disponibilidade das conexões internéticas, tentarei manter um registro diário de nossas andanças...

Quem quiser dar uma olhada no blog da última copa, o link está aqui:

http://tonacopa.blogger.com/

Também manterei uma versão em Inglês pros meus amigos na Europa, Estados Unidos e pelo mundo afora...

Sejam todos muito benvindos!!!



NGIYAKWEMUKELA!!!!